sábado, 24 de novembro de 2012

Viva o Feijão guandu

Uma homenagem ao nosso grande aliado no SAF:feijão andu!!!Essa foi uma das varias colheitas e debulhadas que fizemos dele esse ano.

"Dizem que o Cajanus cajan (ascendência completa: família Fabaceae, subfamília Faboideae, tribo Phaseoleae e subtribo Cajaninae) foi trazido da Índia ao Brasil e Guianas pelos mercadores de escravos. Por aqui, a planta que, diferente dos outros feijões, tem formato arbustivo geralmente perene, é também usada nos projetos de recuperação florestal e de solo. Bastante rústica, a planta se mantém verde mesmo durante a seca, é um ótimo fixador de nitrogênio do solo e ainda tem raízes que penetram na terra dura em busca de água profunda, abrindo espaço para raízes mais frágeis de outras plantas, como o milho, por exemplo – por isto é apelidada de “arado biológico”."
Esse texto é do blog Come-se, que fala bastante sobre alimentação,inclusive com plantas regionais que muitas vezes passam despercebidas e que são fantásticas.http://come-se.blogspot.com.br/2009/03/feijao-guandu.html

Ele é um bom adubo verde,dá um caldo ou uma salada gostosa,e já tivemos experiencias com ele utilizado também pra fazer "café"(parecido com a cevada) e desodorante(!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário